Nutricionista explica os benefícios de ingerir gordura e qual a forma correta de se fazer isso sem prejudicar o organismo.
Quando se pensa em alimentos gordurosos, logo vem a mente que a gordura é
uma inimiga da boa alimentação e, consequentemente, da saúde. Com um
conselho errado, muitas pessoas cortam a gordura do cardápio alimentar
como forma de proteger o corpo. Mas, de acordo com a nutricionista,
Patrícia Cruz, evitar a gordura significa também a retirada de
nutrientes que são importantes para o organismo. “São alguns mitos que
viraram regras como a afirmação de que a gordura só faz mal. Antes de
tudo é preciso saber quais gorduras fazem mal e quais fazem bem”,
observa.
Por isso, é importante reforçar que a gordura pode fazer parte de uma dieta saudável que tenha como objetivo redução ponderal. Ela pode estar presente desde a primeira refeição até a última. “Não existe um melhor horário para inferir gorduras. Elas podem estar presentes em qualquer refeição desde o café da manhã até o jantar”, ensina Patrícia.
A nutricionista ainda destaca a importância de conhecer bem as possibilidades de consumo, para acabar com os mitos relacionados à gordura. Ela ainda dá algumas dicas de como o produto pode ser usado no dia a dia da cozinha e quais são seus benefícios. Confira:
Benefícios da gordura
A gordura auxilia na redução do colesterol total e da fração LDL (colesterol ruim). Além disso, ela pode reduzir as triglicérides e atua na saúde do coração.Alimentos certos
As gorduras que fazem bem são as chamadas gorduras insaturadas que são classificadas em duas categorias: poli-insaturadas e monoinsaturadas.Poli-insaturadas: peixes e óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola), linhaça e nozes;
Monoinsaturadas: óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário